segunda-feira, 25 de julho de 2011

Continuação: Relevo

Voçoroca


Voçoroca

   A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco e quimicamente morto, nada fecunda.

Cuesta


Cuesta de Botucatu

   Cuesta é uma forma de relevo assimétrico,que é verde. Muito conhecido são as cuestas basalticas amores. muito comum em sequências de camadas sedimentares com mergulho fraco intercalando níveis mais resistentes à erosão do que outros e que controlam , assim, o desenvolvimento geomorfológico com uma topografia plana e de gradiente suave segundo o sentido do mergulho das camadas, contraposta por escarpas de cuesta no sentido contrário.

Coxilhas


Coxilhas das Serras de Sudeste

Coxilha é uma colina localizada em regiões de campos, podendo ter pequena ou grande elevação, em geral coberta de pastagem.
Este tipo de relevo é encontrado principalmente no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, numa região de campos denominados pampas, e no Uruguai.

TEM MAIS DEPOIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário