quinta-feira, 28 de julho de 2011

MASSAS DE AR DO BRASIL

   Vou falar de massas de ar, então boa sorte.

  Para compreender melhor o estudo dos climas do Brasil é fundamental observar primeiro a caracterização e a dinâmica das massas de ar que atuam em nosso território pois são estas porções da atmosfera com características próprias de temperatura, umidade e pressão é que determinam ou modificam os tipos climáticos existentes em nosso país.
obs: Alunos das turmas 3001, 3002 e 3003 Faça a impressaão desta postagem e leve para sala na proxima aula 21/3

Massa Equatorial Continental ( mEc ) Com características quente ( baixa latitude) e úmida (área de muitos rios e domínio da floresta equatorial) originada na Amazônia ocidental, exerce influência em quase todo país durante o verão do hemisfério sul.É responsável pelas altas temperaturas e altos índices pluviométricos da região da Amazônia .


Massa tropical atlântica ( mta) Também de características quente e úmida origina-se no atlântico Sul e atua em toda faixa litorânea brasileira que se vai do Nordeste ao sul do Brasil. O encontro desta massa de ar com a Polar atlântica que chega da Argentina principalmente durante o inverno, provoca as tão famosas e odiadas frentes frias tão freqüentes não só aqui em nossa cidade, como em toda região sul e sudeste. Também nessas regiões, o encontro desta massa com as áreas de relevos mais elevados da Serra do Mar provocam as chuvas orográficas ou de relevo durante todo ano.


Massa polar Atlântica – ( mpa) Por ser formada no oceano no litoral sul da Argentina , apresenta características fria e úmida. Ao penetrar no Brasil, pode tomar três direções distintas, provocando os seguintes fenômenos : Frentes frias quando sobe pelo litoral e encontra a mTa (já explicado anteriormente ) "Friagem” –quando penetrando pelas planícies da área central do país chega ao oeste da Amazônia causando queda brusca de temperatura .E finalmente quando sobe pelos vales e serras do Sul do Brasil provoca a formação de geada , precipitação de neve ou fortes ventos como o Minuano e o Pampeiro
Massa Tropical Continental ( mTc) Origina-se na área de depressão do Chaco Paraguaio , área de altas temperaturas e pouca umidade portanto apresenta características quente e seca. Atua principalmente na região do centro-oeste e em partes do sul e sudeste durante os períodos de outono inverno. Pode provocar ainda o bloqueio atmosférico que impede a chegada de massa de ar frio vindo do sul nos meses de maio e junho caracterizando o que se denomina de veranico .


Massa Equatorial Atlântica ( mEa) Massa quente e úmida, se forma na porção do atlântico próximo a região equatorial. Durante o verão do hemisfério sul pode descer e penetrar pelo litoral das regiões Norte e Nordeste causando chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário